Trem do Pantanal

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diário de pescador (1).


Pato bravo.

Como agora estou me metendo a compartilhar minhas pescarias e aventuras através do meu blog, decidi então anotar tudo que se passa em um diário, será uma forma de manter mais detalhados os fatos e enriquecer o conteúdo a ser narrado deixando assim o mais perto do real possível o passo a passo das inúmeras pescarias que ainda vem pela frente.

Espero que gostem pois estou me esforçando para levar as pessoas um pouco do que é o maravilhoso pantanal norte mato-grossense, uma região única com uma exuberância natural sem igual .

O barco Pato Bravo é sem duvida o maior e mais luxuoso iate da cidade de Cáceres , tratasse de uma embarcação de uso particular apenas para lazer dos proprietários e alguns amigos.

Viajar pelo pantanal neste barco é uma forma de juntar luxo, conforto e natureza ao mesmo tempo.

Por motivo de discrição me resguardo apenas a dizer que são 3 andares do que a de mais moderno em se falando de barco de luxo, o convés tem uma forma futurista que atrai os olhares de todos que tem a oportunidade de encontra-la navegando pelo rio Paraguai é sem duvida uma linda obra da engenharia naval.

A uns 30 dias atrás recebi o convite do meu primo Adilson, mais conhecido como Meio quilo,comandante do barco pato bravo, para fazer parte da tripulação em uma viagem de 4 dias , para conduzir um seleto grupo de pessoas a uma pescaria no rio Paraguai, como nunca tinha viajado neste barco fiquei um pouco receoso para aceitar o convite, mas como eu já conheço maior parte da tripulação fixa do barco aceitei em trabalhar nesta viagem dizendo ao comandante que me resguardaria somente no que se tratasse de pescaria que é a minha especialidade.

A viagem estava marcada pra o dia 15/05/2012, então foi só esperar e me programar, no dia 14 /05 na parte da manha o comandante me ligou me dizendo que precisava de minha ajuda para descarregar algumas compras e agitar os últimos preparos para partida.

(Daqui para frente a narração esta como anotei na pequena caderneta que levei para relatar os fatos).

Hoje dia 14/05/2012,cheguei no barco pato bravo as 2 horas da tarde, fui muito bem recebido pelo meio quilo e alguns membros da tripulação,o barco já esta limpo e abastecido de combustíveis e gelo, faltando apenas a chegada dos gêneros alimentícios e das bebidas que deve chegar de Cuiabá em uma van.

Meio quilo recebeu um telefonema agora as 2.30 horas que a van atrasou e só vai sair de Cuiabá neste momento, como a viagem de Cuiabá a Cáceres demora aproximadamente 2 horas de viagem acho que só chegará  entre 4:30 e 5 da tarde.

Agora acabei de conhecer quase toda a tripulação, são muitos, Meio quilo-comandante eu já conheço desde criança, tratasse do eu primo, Nézio e Lourival (papagaio), são os práticos ,Vanderlei – o mestre mais experiente que ajudou na construção e o conhece como ninguém o barco, vi uma mulher que acho se tratar de uma camareira ou coisa parecida.

Entre os guias de pesca somos 8, eu já conheço todos,fazem parte, eu-Luizin, Pezão, Branquito,Natalinão, lucimar-bugre,Edivanio- gambá, Negão e Bastião-baixinho. Apesar dos nomes e apelidos esta turma de guias foi escolhida a dedo pelo comandante e tratasse dos melhores e mais experientes guias daqui, também dada a importância dos passageiros entendo bem a preocupação do Meio quilo.

Já são 4 da tarde e nada da van, aproveito o tempo de espera para conhecer o navio, apesar de conhecer o marinheiro pratico Lourival, não tenho muita intimidade com ele, mas é o que mais me da dicas e ensina sobre o que fazer.

Desci agora no porão, estou boquiaberto com a casa de maquinas e que maquinas, são dois motores Scania de 6 cilindros cada, que são os propulsores, e mais 3 motores de 6 cilindros que servem como grupo geradores de energia. Encontrei aqui em baixo mais um tripulante,é o seu João, mecânico maquina do navio.

Mais a frente dentro do porão estão os refrigeradores , mais a frente em outro compartimento estão as caixas d’águas e motores de polpa, cadeiras e todos os apetrechos de pesca( é muita coisa), mais a frente em outro compartimento esta os aposentos dos guias e alguns tripulantes( não gosto muito disso aqui não, estou com uma sensação de fobia, será que conseguirei dormir aqui?) será que se o barco afundar conseguirei sair daqui a tempo, rsrsrs que besteira estou pensando agora.

Opa! Uma buzina La em cima, deve ser a van.

Terminamos de descarregar a van agora, 6:30 da tarde, meus deus quanta bebida, alem de um barril de chopp, deve ter umas 50 caixas de cerveja de todas as marcas, duas caixas de vinho e mais duas de whisky, sem contar água mineral e refrigerantes, só picanha deve ter La pra umas 30.

Fomos liberados agora , devemos voltar amanha as 7:30 da manha para receber os pescadores e preparar a viagem.

Hoje dia 16/05/2012, cheguei no barco as 8:00 da manha, meio quilo me avisou que os passageiros vão atrasar e só devemos desatracar as 1:00 da tarde, aproveitei para descer no porão e arrumar minhas coisas, a cama é grande e boa, minha cama é bem na frente do ar condicionado, não vou ter problema com o calor.

Lourival me da muitas dicas de como proceder, agora a tripulação é grande, chegou dois garçons, mais duas mulheres para ajudar na cozinha e um velho amigo meu o Pedro-pessoa, mestre de cozinha( já trabalhamos juntos na pousada recanto do dourado), coincidência boa nos encontrarmos por aqui, também veio dois cantores( os dois com panca de play boy, sei não , isso num deve cantar é nada).

Já são meio dia e nada dos passageiros, o nosso almoço já saiu, comida é boa, bem variada com direito a refrigerante e sobremesa, estou gostando desse trem.

Chegaram agora as 1:15, hô povo pra ter bagagem, tem uns que parece que vão passar um ano no rio, a correria ta grande, Vanderlei deu partida nos motores,todos embarcados começamos as solturas das cordas, opa cordas não! Lourival disse que devemos falar só na linguagem náutica, então ta bão soltamos os cabos.

Desatracamos agora 1:30, Vanderlei manobrou com grande precisão, o navio agora desliza pelas águas rio abaixo, La em cima no convés a farra ta grande um converseiro em meio a uma gritaria sem fim, coisa de inicio de pescaria.

Fui a cabine de comando, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só esta cabine é maior que a sala da minha casa, o painel de comando até que é pequeno, Vanderlei responde com calma e paciência todas as minhas perguntas sobre o navio, ( cara gente boa).

Já estamos navegando a 2 horas, Lourival me chamou para ajudar a lavar o convés, agora sim estou me sentindo um marinheiro, nossa essa vida não é fácil, jogar água, esfr? Sou guia e não marinheiro , mas tenho que ajudar pois já estou ganhando a diária, não seria ético ficar sem fazer nada por minha parte.

A tarde vem vindo, o comandante nos reuniu no porão para dizer que teremos que montar os barcos de pesca e coloca-los na agua ainda hoje , mesmo que seja de noite.

Já passamos pela fazenda barranco vermelho, onde era o combinado para pernoitar, mas como ainda resta um lusco fusco de luz do sol decidimos descer um pouco mais para adiantar a viagem, agora anoiteceu de vez, Vanderlei não quer se arriscar,e vai atracar por aqui mesmo, estamos entre o barranco vermelho e o baiazinha.

Descemos os barcos na água um a um, cada guia agora cuida do seu barco, o meu já esta abastecido com iscas e combustível, agora é só esperar o amanhecer do dia seguinte, para sair, a escolha dos guias pelas duplas de pesca deve ser aleatória, ou seja quem for chegando já vai saindo e assim vai ficar durante a pesca.

A janta esta servida, estou na popa no navio, o tempo parece meio carrancudo , deve amanhecer frio amanha,agora são 10: horas da noite, estou aqui no porão e vou ler um pouco do livro que trouxe, A MARCHA PARA O HOESTE, dos irmão vilas boas, livro bão que me deu a ideia de fazer estas anotações durante a viagem.

Já é mais de meia noite e não consigo dormir, será que é a fobia do porão ou ansiedade mesmo.

Acordei agora as 4:00 da manha, o maldito do piloteiro Branquito, acordou fazendo uma arruaça infernal, e não deixa mais ninguém dormir, anda de um lado para o outro se arrumando para sair, peste, porque não o faz em silencio. Decidi que vou me levantar também, já perdi o sono.

O dia amanheceu nublado como previ ontem, mas sem chuva, acho que se chover será só chuva fraca, tomamos café, um a um os barcos vão saindo eu estou aqui sentado num cantinho só esperando alguém chamar, peguei mais de 100 tuviras para iscar, sei bem como tem piranha por aqui.

Chegou um pescador com seu filho, e me chamou, vambora então! Disse eu.

Desci direto para a Bahia das eguas, tem muita isca saindo por La, mas não pegamos nada de bom , droga de piranhas, não deixa a isca nem por segundos na água.

Desci mais a baixo até o morrinho, rodada de pedra, tem muita garça e tuiuiú por aqui com certeza esta saindo isca. Na primeira rodada o Selho fisgou um peixe grande, a vara ficou totalmente curvada, mas infelizmente o anzol se soltou, subi de novo para mais uma rodada,Selho agora fisgou forte, isso é que eu chamo de uma fisgada sertaneja, agora é só trabalhar o peixe! Opa deixa eu parar de escrever e dar atenção a pescaria.

Obs. Este primeiro pintado pesou 16 kg e mediu 1,17 metros.

Hoje dia 17/05/1012 pegamos 3 pintados grandes, todos com mais de 13 kg, isso só na parte da manha,Selho fisgou um grande pintado na linha 0,30 mm, deu um trabalho do cão para embarcar, foi uns 40 minutos ou mais de briga, ( linha fina pra peixe grande é assim mesmo) sem contar com os menores que soltamos,a tarde o comandante desatracou o navio para descer mais o rio, falei com Meio quilo que estamos deixando o peixe para traz, ele disse que o pessoal queria descer mais até a reserva para conhecer,( assim sim).

Estamos atracados agora de frente a fazenda descalvados, de cima do navio é possível ver os búfalos selvagem dentro dos alagados, na cabeça só imagino estar com um 30.06 para poder ir La, (hô pensamento bom).

Já são 4:00 horas da tarde e nada do Selho descer para sairmos, acho que esta dormindo, também depois de tanta ação com os pintadões na parte da manha ele deve estar cansado.

5:00 da tarde o sol já vai baixo, Selho acaba de descer, vambora? Vamo!

Agora são 8:00 da noite, a pescaria da tarde foi muito curta, pescamos não mais que 1:20 horas , tudo passaria sem maiores surpresas se não fosse pelo esturro de uma onça bem perto de onde estávamos pescando, este bicho por aqui anda meio atrevido, semana passada arrebentou com o acampamento do Poconé, por precaução achei melhor nos afastarmos, não pegamos nada de significante, apenas umas piranhas e peixes cachorros, no retorno para o navio o por do sol andou muito bonito, já encontramos o navio de subida, em retorno para o morrinho( agora sim vamo pegar peixe de novo, besteira danada deixar o peixe pra traz.)

Pernoitamos hoje 17/05/2012 na barranqueira do Tocá.

São 4:30 da manha de 18/05/2012, choveu a noite toda uma chuva leve e fina, começou a soar de longe um vento sul( isso não é bão) como vou fazer pescaria de rodada com vento?

O dia clareou  carrancudo, mas o vento de madrugada passou, Branquito felá d´uma égua fica tirando sarro por causa do caderninho que não sai da minha mão, vira e mexe mando ele ir se lascar( pra que este caderno? Ta escrevendo carta para catiuce? Não é só para anotar o peso e o tamanho dos pintadão que estou chegando com eles safado), safado ainda não pegou nada e fica me enchendo o saco.

São 12:00 horas, cabei de almoçar, pegamos mais 3 pintados grandes e então começamos a soltar, nos demos o luxo de soltar um exemplar com mais de 1,32 metros, gigante,monstro, o maior da pescaria. Piloteiraiada estão começando a ficar com ciúmes da minha pescaria, até agora meu barco é campeão absoluto.

São 2:00 horas da tarde Selho me avisa que não vai mais pescar, já esta por satisfeito, posso desmontar o barco então. Ufa! Que pescaria boa, tanto peixe em tão pouco tempo e com um turista tão compreensivo, não poderia ser melhor.


2:20 do dia 18/05/2012, desatracamos em direção a Cáceres, para tentar pernoitar o mais próximo da cidade possível, o navio desliza gostosamente rio a cima enquanto alguns pescadores ainda tentam a sorte durante o percurso . Vira e mexe subo ao comando para prosear com Vanderlei, de La a visão é mais bela ainda.

Droga La vem Pesão com o maldito rodo e pano me pedindo ajuda para limpar o convés, mas é até bom, ajuda o tempo passar.

Já é quase noite, o comandante decide parar para pernoite, com o rio meio raso já não é tão seguro navegar a noite com um barco grande desses, o problema são os bancos de areia que já começam a se formar, e se encalharmos será quase impossível sair.

Agora já durmo mais tranquilo, a fobia do porão parece ter passado, leio algumas paginas do meu livro quando tenho tempo, no porão o papo sobre a pescaria vai bem mas já estou sonolento, amanha vai ser um dia muito trabalhoso por causa da chegada e desembarque do pessoal.

Também tem a organização e limpeza do navio.

19/05/2012, são 7:00 da manha alguns barcos saíram a pesca, vamos desatracar agora.

Estamos subindo com meia marcha, já são 11:00 hr, tudo corre tranquilo, já fiz meu trabalho de limpeza do convés, vira e mexe Vanderlei precisa quase parar o navio para os que estavam pescando embarque, isso deve atrasar um pouco a chegada.

Desci para o porão para dormir um pouco, acordei agora as 1:15 com buzina do navio anunciando a chegada. Vixi! Que euforia, todos querendo descer logo, a atracação foi suave e bem sucedida, Vanderlei entende esta maquina como ninguém.

Agora acabamos com a trabalheira do desembarque dos passageiros, ganhei uma bela recompensa do Selho pela pescaria e ainda um dos pintados que não coube em sua caixa, posso dizer que só o pintado valeu uns 180,00 r$.

Já são quase 5 da tarde, terminamos de lavar e organizar o navio , que trabalheira dos diabos!

Meio quilo fez uma reunião e já pagou todo mundo, estamos liberados.

Num contesto geral, devo ter causado boa impressão a tripulação, mesmo sendo marinheiro de primeira viagem, fiz o que tinha que fazer a julgar pela parte que diz respeito a pescaria, meu barco foi campeão e mesmo com o comandante já me conhecendo, tentei fazer por merecer a confiança.

E de cara já recebi um convite para fazer parte da tripulação do navio em uma viagem que conduzirá ao pantanal uma turma muito especial, digamos que uns globais importantes, fato que registrarei e postarei posteriormente aqui.

Até a próxima.                

LUIZ EMERSON DE SOUSA.             



                        


3 comentários:

  1. Eita que tu fez um servição nessa pescaria, Luizin!

    Deixou cartaz feito....e uns olho grande virado pro teu lado! Se cuida com uma arruda e sal grosso aí, que isso enrosca e a gente nem percebe!

    ResponderExcluir
  2. Estamos indo para Caceres....interessei no Barco Pato Bravo....somos 28....sabe o contato dele?

    ResponderExcluir