Trem do Pantanal

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diário de pescador (1).

Pato bravo.

Como agora estou me metendo a compartilhar minhas pescarias e aventuras através do meu blog, decidi então anotar tudo que se passa em um diário, será uma forma de manter mais detalhados os fatos e enriquecer o conteúdo a ser narrado deixando assim o mais perto do real possível o passo a passo das inúmeras pescarias que ainda vem pela frente.

Espero que gostem pois estou me esforçando para levar as pessoas um pouco do que é o maravilhoso pantanal norte mato-grossense, uma região única com uma exuberância natural sem igual .

O barco Pato Bravo é sem duvida o maior e mais luxuoso iate da cidade de Cáceres , tratasse de uma embarcação de uso particular apenas para lazer dos proprietários e alguns amigos.

Viajar pelo pantanal neste barco é uma forma de juntar luxo, conforto e natureza ao mesmo tempo.

Por motivo de discrição me resguardo apenas a dizer que são 3 andares do que a de mais moderno em se falando de barco de luxo, o convés tem uma forma futurista que atrai os olhares de todos que tem a oportunidade de encontra-la navegando pelo rio Paraguai é sem duvida uma linda obra da engenharia naval.

A uns 30 dias atrás recebi o convite do meu primo Adilson, mais conhecido como Meio quilo,comandante do barco pato bravo, para fazer parte da tripulação em uma viagem de 4 dias , para conduzir um seleto grupo de pessoas a uma pescaria no rio Paraguai, como nunca tinha viajado neste barco fiquei um pouco receoso para aceitar o convite, mas como eu já conheço maior parte da tripulação fixa do barco aceitei em trabalhar nesta viagem dizendo ao comandante que me resguardaria somente no que se tratasse de pescaria que é a minha especialidade.

A viagem estava marcada pra o dia 15/05/2012, então foi só esperar e me programar, no dia 14 /05 na parte da manha o comandante me ligou me dizendo que precisava de minha ajuda para descarregar algumas compras e agitar os últimos preparos para partida.

(Daqui para frente a narração esta como anotei na pequena caderneta que levei para relatar os fatos).

Hoje dia 14/05/2012,cheguei no barco pato bravo as 2 horas da tarde, fui muito bem recebido pelo meio quilo e alguns membros da tripulação,o barco já esta limpo e abastecido de combustíveis e gelo, faltando apenas a chegada dos gêneros alimentícios e das bebidas que deve chegar de Cuiabá em uma van.

Meio quilo recebeu um telefonema agora as 2.30 horas que a van atrasou e só vai sair de Cuiabá neste momento, como a viagem de Cuiabá a Cáceres demora aproximadamente 2 horas de viagem acho que só chegará  entre 4:30 e 5 da tarde.

Agora acabei de conhecer quase toda a tripulação, são muitos, Meio quilo-comandante eu já conheço desde criança, tratasse do eu primo, Nézio e Lourival (papagaio), são os práticos ,Vanderlei – o mestre mais experiente que ajudou na construção e o conhece como ninguém o barco, vi uma mulher que acho se tratar de uma camareira ou coisa parecida.

Entre os guias de pesca somos 8, eu já conheço todos,fazem parte, eu-Luizin, Pezão, Branquito,Natalinão, lucimar-bugre,Edivanio- gambá, Negão e Bastião-baixinho. Apesar dos nomes e apelidos esta turma de guias foi escolhida a dedo pelo comandante e tratasse dos melhores e mais experientes guias daqui, também dada a importância dos passageiros entendo bem a preocupação do Meio quilo.

Já são 4 da tarde e nada da van, aproveito o tempo de espera para conhecer o navio, apesar de conhecer o marinheiro pratico Lourival, não tenho muita intimidade com ele, mas é o que mais me da dicas e ensina sobre o que fazer.

Desci agora no porão, estou boquiaberto com a casa de maquinas e que maquinas, são dois motores Scania de 6 cilindros cada, que são os propulsores, e mais 3 motores de 6 cilindros que servem como grupo geradores de energia. Encontrei aqui em baixo mais um tripulante,é o seu João, mecânico maquina do navio.

Mais a frente dentro do porão estão os refrigeradores , mais a frente em outro compartimento estão as caixas d’águas e motores de polpa, cadeiras e todos os apetrechos de pesca( é muita coisa), mais a frente em outro compartimento esta os aposentos dos guias e alguns tripulantes( não gosto muito disso aqui não, estou com uma sensação de fobia, será que conseguirei dormir aqui?) será que se o barco afundar conseguirei sair daqui a tempo, rsrsrs que besteira estou pensando agora.

Opa! Uma buzina La em cima, deve ser a van.

Terminamos de descarregar a van agora, 6:30 da tarde, meus deus quanta bebida, alem de um barril de chopp, deve ter umas 50 caixas de cerveja de todas as marcas, duas caixas de vinho e mais duas de whisky, sem contar água mineral e refrigerantes, só picanha deve ter La pra umas 30.

Fomos liberados agora , devemos voltar amanha as 7:30 da manha para receber os pescadores e preparar a viagem.

Hoje dia 16/05/2012, cheguei no barco as 8:00 da manha, meio quilo me avisou que os passageiros vão atrasar e só devemos desatracar as 1:00 da tarde, aproveitei para descer no porão e arrumar minhas coisas, a cama é grande e boa, minha cama é bem na frente do ar condicionado, não vou ter problema com o calor.

Lourival me da muitas dicas de como proceder, agora a tripulação é grande, chegou dois garçons, mais duas mulheres para ajudar na cozinha e um velho amigo meu o Pedro-pessoa, mestre de cozinha( já trabalhamos juntos na pousada recanto do dourado), coincidência boa nos encontrarmos por aqui, também veio dois cantores( os dois com panca de play boy, sei não , isso num deve cantar é nada).

Já são meio dia e nada dos passageiros, o nosso almoço já saiu, comida é boa, bem variada com direito a refrigerante e sobremesa, estou gostando desse trem.

Chegaram agora as 1:15, hô povo pra ter bagagem, tem uns que parece que vão passar um ano no rio, a correria ta grande, Vanderlei deu partida nos motores,todos embarcados começamos as solturas das cordas, opa cordas não! Lourival disse que devemos falar só na linguagem náutica, então ta bão soltamos os cabos.

Desatracamos agora 1:30, Vanderlei manobrou com grande precisão, o navio agora desliza pelas águas rio abaixo, La em cima no convés a farra ta grande um converseiro em meio a uma gritaria sem fim, coisa de inicio de pescaria.

Fui a cabine de comando, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só esta cabine é maior que a sala da minha casa, o painel de comando até que é pequeno, Vanderlei responde com calma e paciência todas as minhas perguntas sobre o navio, ( cara gente boa).

Já estamos navegando a 2 horas, Lourival me chamou para ajudar a lavar o convés, agora sim estou me sentindo um marinheiro, nossa essa vida não é fácil, jogar água, esfr? Sou guia e não marinheiro , mas tenho que ajudar pois já estou ganhando a diária, não seria ético ficar sem fazer nada por minha parte.

A tarde vem vindo, o comandante nos reuniu no porão para dizer que teremos que montar os barcos de pesca e coloca-los na agua ainda hoje , mesmo que seja de noite.

Já passamos pela fazenda barranco vermelho, onde era o combinado para pernoitar, mas como ainda resta um lusco fusco de luz do sol decidimos descer um pouco mais para adiantar a viagem, agora anoiteceu de vez, Vanderlei não quer se arriscar,e vai atracar por aqui mesmo, estamos entre o barranco vermelho e o baiazinha.

Descemos os barcos na água um a um, cada guia agora cuida do seu barco, o meu já esta abastecido com iscas e combustível, agora é só esperar o amanhecer do dia seguinte, para sair, a escolha dos guias pelas duplas de pesca deve ser aleatória, ou seja quem for chegando já vai saindo e assim vai ficar durante a pesca.

A janta esta servida, estou na popa no navio, o tempo parece meio carrancudo , deve amanhecer frio amanha,agora são 10: horas da noite, estou aqui no porão e vou ler um pouco do livro que trouxe, A MARCHA PARA O HOESTE, dos irmão vilas boas, livro bão que me deu a ideia de fazer estas anotações durante a viagem.

Já é mais de meia noite e não consigo dormir, será que é a fobia do porão ou ansiedade mesmo.

Acordei agora as 4:00 da manha, o maldito do piloteiro Branquito, acordou fazendo uma arruaça infernal, e não deixa mais ninguém dormir, anda de um lado para o outro se arrumando para sair, peste, porque não o faz em silencio. Decidi que vou me levantar também, já perdi o sono.

O dia amanheceu nublado como previ ontem, mas sem chuva, acho que se chover será só chuva fraca, tomamos café, um a um os barcos vão saindo eu estou aqui sentado num cantinho só esperando alguém chamar, peguei mais de 100 tuviras para iscar, sei bem como tem piranha por aqui.

Chegou um pescador com seu filho, e me chamou, vambora então! Disse eu.

Desci direto para a Bahia das eguas, tem muita isca saindo por La, mas não pegamos nada de bom , droga de piranhas, não deixa a isca nem por segundos na água.

Desci mais a baixo até o morrinho, rodada de pedra, tem muita garça e tuiuiú por aqui com certeza esta saindo isca. Na primeira rodada o Selho fisgou um peixe grande, a vara ficou totalmente curvada, mas infelizmente o anzol se soltou, subi de novo para mais uma rodada,Selho agora fisgou forte, isso é que eu chamo de uma fisgada sertaneja, agora é só trabalhar o peixe! Opa deixa eu parar de escrever e dar atenção a pescaria.

Obs. Este primeiro pintado pesou 16 kg e mediu 1,17 metros.

Hoje dia 17/05/1012 pegamos 3 pintados grandes, todos com mais de 13 kg, isso só na parte da manha,Selho fisgou um grande pintado na linha 0,30 mm, deu um trabalho do cão para embarcar, foi uns 40 minutos ou mais de briga, ( linha fina pra peixe grande é assim mesmo) sem contar com os menores que soltamos,a tarde o comandante desatracou o navio para descer mais o rio, falei com Meio quilo que estamos deixando o peixe para traz, ele disse que o pessoal queria descer mais até a reserva para conhecer,( assim sim).

Estamos atracados agora de frente a fazenda descalvados, de cima do navio é possível ver os búfalos selvagem dentro dos alagados, na cabeça só imagino estar com um 30.06 para poder ir La, (hô pensamento bom).

Já são 4:00 horas da tarde e nada do Selho descer para sairmos, acho que esta dormindo, também depois de tanta ação com os pintadões na parte da manha ele deve estar cansado.

5:00 da tarde o sol já vai baixo, Selho acaba de descer, vambora? Vamo!

Agora são 8:00 da noite, a pescaria da tarde foi muito curta, pescamos não mais que 1:20 horas , tudo passaria sem maiores surpresas se não fosse pelo esturro de uma onça bem perto de onde estávamos pescando, este bicho por aqui anda meio atrevido, semana passada arrebentou com o acampamento do Poconé, por precaução achei melhor nos afastarmos, não pegamos nada de significante, apenas umas piranhas e peixes cachorros, no retorno para o navio o por do sol andou muito bonito, já encontramos o navio de subida, em retorno para o morrinho( agora sim vamo pegar peixe de novo, besteira danada deixar o peixe pra traz.)

Pernoitamos hoje 17/05/2012 na barranqueira do Tocá.

São 4:30 da manha de 18/05/2012, choveu a noite toda uma chuva leve e fina, começou a soar de longe um vento sul( isso não é bão) como vou fazer pescaria de rodada com vento?

O dia clareou  carrancudo, mas o vento de madrugada passou, Branquito felá d´uma égua fica tirando sarro por causa do caderninho que não sai da minha mão, vira e mexe mando ele ir se lascar( pra que este caderno? Ta escrevendo carta para catiuce? Não é só para anotar o peso e o tamanho dos pintadão que estou chegando com eles safado), safado ainda não pegou nada e fica me enchendo o saco.

São 12:00 horas, cabei de almoçar, pegamos mais 3 pintados grandes e então começamos a soltar, nos demos o luxo de soltar um exemplar com mais de 1,32 metros, gigante,monstro, o maior da pescaria. Piloteiraiada estão começando a ficar com ciúmes da minha pescaria, até agora meu barco é campeão absoluto.

São 2:00 horas da tarde Selho me avisa que não vai mais pescar, já esta por satisfeito, posso desmontar o barco então. Ufa! Que pescaria boa, tanto peixe em tão pouco tempo e com um turista tão compreensivo, não poderia ser melhor.

2:20 do dia 18/05/2012, desatracamos em direção a Cáceres, para tentar pernoitar o mais próximo da cidade possível, o navio desliza gostosamente rio a cima enquanto alguns pescadores ainda tentam a sorte durante o percurso . Vira e mexe subo ao comando para prosear com Vanderlei, de La a visão é mais bela ainda.

Droga La vem Pesão com o maldito rodo e pano me pedindo ajuda para limpar o convés, mas é até bom, ajuda o tempo passar.

Já é quase noite, o comandante decide parar para pernoite, com o rio meio raso já não é tão seguro navegar a noite com um barco grande desses, o problema são os bancos de areia que já começam a se formar, e se encalharmos será quase impossível sair.

Agora já durmo mais tranquilo, a fobia do porão parece ter passado, leio algumas paginas do meu livro quando tenho tempo, no porão o papo sobre a pescaria vai bem mas já estou sonolento, amanha vai ser um dia muito trabalhoso por causa da chegada e desembarque do pessoal.

Também tem a organização e limpeza do navio.

19/05/2012, são 7:00 da manha alguns barcos saíram a pesca, vamos desatracar agora.

Estamos subindo com meia marcha, já são 11:00 hr, tudo corre tranquilo, já fiz meu trabalho de limpeza do convés, vira e mexe Vanderlei precisa quase parar o navio para os que estavam pescando embarque, isso deve atrasar um pouco a chegada.

Desci para o porão para dormir um pouco, acordei agora as 1:15 com buzina do navio anunciando a chegada. Vixi! Que euforia, todos querendo descer logo, a atracação foi suave e bem sucedida, Vanderlei entende esta maquina como ninguém.

Agora acabamos com a trabalheira do desembarque dos passageiros, ganhei uma bela recompensa do Selho pela pescaria e ainda um dos pintados que não coube em sua caixa, posso dizer que só o pintado valeu uns 180,00 r$.

Já são quase 5 da tarde, terminamos de lavar e organizar o navio , que trabalheira dos diabos!

Meio quilo fez uma reunião e já pagou todo mundo, estamos liberados.

Num contesto geral, devo ter causado boa impressão a tripulação, mesmo sendo marinheiro de primeira viagem, fiz o que tinha que fazer a julgar pela parte que diz respeito a pescaria, meu barco foi campeão e mesmo com o comandante já me conhecendo, tentei fazer por merecer a confiança.

E de cara já recebi um convite para fazer parte da tripulação do navio em uma viagem que conduzirá ao pantanal uma turma muito especial, digamos que uns globais importantes, fato que registrarei e postarei posteriormente aqui.

Até a próxima.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mitos pantaneiros (contos e causos)

Cáceres-MT

Cáceres é uma cidade bicentenária, fundada em 06 de outubro de 1778, por ordem do capitão-general português, Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, 4° governador de Matogrosso na época, daí o nome em homenagem ao seu fundador.

Por se localizar em um ponto estratégico as margens do rio Paraguai, a sua fundação foi fundamental para firmar segurança em território de fronteira com a Bolívia, para escoação de produtos pelo rio e facilitar a comunicação da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade “primeira capital de Matogrosso” com Cuiabá.

O rio Paraguai era a principal forma de escoação de produtos extraídos de origens animais e vegetais do pantanal, neste período foram implantadas grandes fazendas de açúcar e charques, onde algumas tiveram grande expressão nos mercados internacionais como as fazendas “Descalvados, Barranco vermelho, Jacobina e Facão” essas fazendas se utilizavam de trabalho escravo trazendo muitos escravos negros para trabalharem nas suas produções.

Os negros traziam consigo suas crenças, tradições e cultos oriundos da áfrica, neste período já aviam varias revoltas dos negros em busca de liberdade, alguns insurgentes se rebelavam , fugiam e se agrupavam em determinados lugares estrategicamente de difícil acesso em margens de rios, serras e matas, formando os Quilombos.

Nas margens do rio Paraguai também avia muitas tribos indígenas, com suas culturas e crenças que com o tempo e proximidade com os negros aconteceu a miscigenação entre raças e culturas e mais tarde entre brancos também.

Daí a abundancia cultural de lendas, costumes e tradições no pantanal, outro fator importante foi a grande migração de pessoas por volta de 1960, em busca de trabalho e riqueza que implantou de vez a pecuária na região trazendo consigo os valentes peões pantaneiros “outra fonte inesgotável de culturas e posteriormente o comercio de peixes , para o consumo e turismo de pesca.

Fiz esta pequena introdução, para o leitor ter idéia de onde vem tanta imaginação com riqueza de detalhes que atravessa gerações, sendo contadas de pais para filhos através dos anos, outras talvez criadas pela imaginação, pela religião, por um acontecimento natural, uma mudança climática, confronto com algo inesperado. A proximidade com a fauna e flora, faz com que cada vez que uma historia seja contada ,sempre será introduzido nela algo a mais,um fenômeno sobre natural , uma cobra que o tataravô contou que tinha 3 metros e chegou nos dias de hoje com 15,ou um conto do pai sobre algo que deixe o filho amedrontado com o intuito de obter obediência , que através dos tempos se transformou em uma grande lenda. Enfim!A simplicidade e respeito que os pantaneiros têm com a natureza, a forma de como interagem com os peixes, animais e plantas, as maneiras simples e arcaicas de utilizar os meios de sobrevivência que faz deles um povo de cultura única e muito singular.

fAZENDA DESCALVADOS.

FAZENDA BARRANCO VERMELHO.

FAZENDA FACÃO.

FAZENDA JACOBINA.

Fiz aqui um apanhado de três das dezenas de contos e lendas, contados a mim por ribeirinhos , e nativos da região , vividos por eles ou repassados de pais para filhos, passei horas escutando os mais inusitados causos pantaneiros , dando sempre preferência aos contos dos mais velhos e sábios de cada lugarejo,em alguns acampamentos,conversei com pescadores de mais de 50 anos de profissão e pude viajar entre a realidade e ficção, por varias vezes me senti vivenciando situações incríveis, junto com os protagonistas de cada conto, até do meu pai consegui arrancar uma história, que ele evita de contar por ninguém acreditar e percebi que em minha própria família existe um passado mitológico que agora pretendo não deixar morrer com o tempo.

Deixo claro que tudo que foi narrado neste texto, são contos e lendas a mim passados por pessoas simples e vividas em meio aos costumes pantaneiros e não cabe julgamento algum  para afirmar se é verdade ou  mito. Não existe embasamento técnico ou cientifico sobre estes textos , é simplesmente cultural.

MINHOCÃO.
Lembro me do dia em que conheci  o Mané, em uma das minhas pescarias, um índio casado com dona Elena ,uma senhora negra descendente de quilombolas, que moram a muitos anos as margens do rio Paraguai , rio acima onde me hospedei por alguns dias a convite de um dos filhos do casal, na casinha de pau-a-pique, na verdade posso até dizer que é uma tapera, feita de lascas de taboca e rebocada com barro e coberta com folhas de uma palmeira conhecida como Indaiá, casinha construída na beira do rio em uma grande curva cheia de pedras de onde da janela da frente eu podia ver os dourados atacando os pequenos peixes nas pedras submersas, lugar muito rústico e simples,mas aos olhos de um pescador era a visão do paraíso, e como fui bem recebido por estas pessoas simples , e entre um descanso e outro , no intervalo entre as pescarias é que presenciava  contos de belas histórias do seu Mané. Mas a mais impressionante ele me contou no segundo dia de pescaria, depois de um belo dia de pescaria, ao entardecer escutei dona Elena chamar por um dos seus 6 filhos, o Donato, moleque que apesar de ter apenas 9 anos já era muito esperto e ativo e não esperava a mãe mandar duas vezes para fazer um mandado “ Donato pega o frangão vermelho, filho da galinha samambaia”, e não demorou nada, já vi o menino barrigudinho, passar correndo por mim e entrar em um dos cômodos da casa e já voltar rapidamente com um estilingue em uma das mãos e umas três pedras brancas bem arredondadas na outra  mão , e já fiquei imaginando para que serviria o estilingue, sai pela porta do fundo e fui ver se aquilo era possível, se aquele moleque conseguiria abater um frango tão grande com uma simples pedrada, e de La da porta indaguei, “se você matar este frango de primeira vou te dar 20 reais agora” o péstinha com um olhar meio que sarcástico e na certeza do feito, falou baixinho, “então ta” e mau deu tempo de eu piscar e já escutei a lapada da borracha e o barulho da pedra acertando a cabeça do frangão que imediatamente começou a se debater já com a cabeça esmagada pelo impacto da pedra, correu em direção do frango o apanhou e veio em minha direção e com a mesma vos  baixa me disse “ seu Luiz num precisa pagar eu não, minha mãe vai brigar se eu receber”, eu ainda meio bobo com aquilo , corri até minha carteira peguei os 20 reais, e disse a dona Elena, “ dona Elena este dinheiro é do Donato por direito, ele não me pediu nada, e sim fui eu quem ofereceu , então por favor não brigue com ele” e assim foi, o menino todo bobo com “tanto dinheiro” que avia ganho. Depois do frango abatido a mãe mandou que ele fosse na rocinha atrás da tapera e tirasse algumas espigas de milho verde para ela fazer uma polenta para servir com o frango, aquilo soou como musica para os meus ouvidos .A noite caiu e logo estava La no fogãozinho a lenha uma enorme panela com um frango caipira ao molho e uma polenta de dar inveja nas grandes industrias e para acompanhar ,um arroz e feijãozinho de caldo grosso, me fartei em cima daquela comida e depois fomos para nossas redes tomar uma pinguinha e mais uma vez escutar os contos do Mané.
Foi então que ele me contou que a uns três anos atrás , quando dona Elena estava lavando roupas na beira rio aconteceu uma tragédia naquela família, como de costume as filhas mais novas do casal sempre iam ajudar a mãe na lavação de roupa, o serviço é bem dividido, cada uma faz uma parte, como as meninas sempre faziam a parte de estender roupas na grama da frente da casinha , sempre lhes sobravam tempo para as brincadeiras em quanto a mãe esfregava as roupas, e as meninas sempre ficavam tomando banho no rio ali perto, e em um desses momentos enquanto umas das meninas nadou um pouco mais longe foi que a mãe escutou o grito pedindo ajuda, e quando tentou fazer algo já não deu mais tempo,e  a menina já avia desaparecido dentro do rio.Por muitos dias os pais, irmãos e amigos procuraram pelo corpo mas não encontraram,dona Elena , talvez em um minuto de desespero disse ter visto as águas fazerem movimentos fortes e circulares em volta da filha antes de ela sumir.
De La da beira do fogão escutei dona Elena interromper o Mané, dizendo “foi o Minhocão Luiz, eu tenho certeza, vi os movimentos dele antes de comer minha filha, e então o Mané abaixou a cabeça e com uma voz muito baixa, quase imperceptível disse, foi sim o maldito”. Depois de ouvir aquilo fiquei muito chocado, e por um breve momento, um silencio profundo tomou conta do ambiente! Ficaria impressionado se eu não fosse uma pessoa com um nível de instrução razoável para acreditar na razão, na minha cabeça sabia que foi um afogamento, talvez causado por uma câimbra ou coisa parecida, e que os movimentos na água que dona Elena descrevia poderia ser rebojos causados pelas pedras submersas, criando vácuos na água que poderiam muito bem sugar a menina para o fundo, mas em momento algum questionei a historia ou indaguei algo sobre o assunto , somente escutei e guardei aquilo comigo para não aborrecê-los tentando explicar o lógico.Ao término desta pescaria voltei para casa com uma grande carga de conhecimento.
Mané e dona Elena , ainda são vivos e moram na mesma casinha a muitos anos, estão La vivendo a vida simples mas feliz, os filhos cresceram e vieram para cidade, uns trabalhar e outros estudar, e sempre que posso  , faço uma visita, para pescar ou ouvir os maravilhosos contos do Mané.
Falando do Minhocão, trata-se de um lenda pantaneira de uma enorme serpente , que mora nos poços mais profundos do rio Paraguai, que devora homens e animais e é capas de derrubar barrancos e arvores  nas margens do rio, fazendo enormes tuneis por baixo da terra, provocando o desmoronamento das barracas e afundando as arvores, come os grandes pintados pegos nas armadilhas dos pescadores e afunda barcos com apenas uma batida da cauda, cria redemoinhos capazes de partir um barco ao meio.
 Esta lenda povoa a imaginação de grande parte dos ribeirinhos do pantanal e quase todos tem uma historia para contar sobre o Minhocão.
O JAÚ DE CABELO.
Em um encontro meu com um pescador conhecido como Juca Boi, que a muitos anos mantém seu acampamento na região da Bahia da Figueira, “lugar que fica a uns 80 km de Cáceres rio a cima” foi que escutei um causo pavoroso sobre o grande Jaú de cabelo. Sempre paro em acampamentos de ribeirinhos para acampar , fazer uma comida ou mesmo para perguntar como a região esta de peixe, pois são estes que moram no rio, e estão sempre monitorando os cardumes, o Juca é um pescador antigo muito supersticioso,que sempre tem bons causos de pescaria para contar, e parando no seu acampamento para fazer uma pescaria, eu fiquei por La uns 5 dias, era por meados do mês de abril e a vazante estava forte na região, estava saindo muitas iscas do mato e avia muitos pintados por ali, firmei acampamento, eu e o meu sobrinho Fernandinho, e sempre que passo por La levo uma garrafa de pinga e dois jogos de pilhas pro Juca e alguns alimentos, pois sempre sou muito bem recebido em seu acampamento.
Depois de fixada minha barraca, fui logo tratando de ajeitar as tralhas para ir colocar minhas armadilhas de galho, coloquei umas 25 linhas em lugares muitos promissores.Próximo ao poço do Acurí, amarrei uma vara bem comprida de maneira que a linha de seda de 3 mm ficasse em uma água profunda e correntósa, e na ponta amarrei um anzol de 12/0 marine com um chumbo de 300 gramas, pois sabia que por se tratar de um poço, poderia bater algum jaú ou pintado grande, assim sendo eu e o parceiro fomos em busca das iscas para iscarmos logo mais a noite e sem muito sacrifício e com uma boa tarrafa pegamos muitos piaus e curimbatás, e algumas pacu-pevas, entre tudo dava umas 40 iscas que era mais do que suficiente para iscar a noite toda, quando escureceu saímos para iscar os anzóis e quando cheguei na armadilha que ficava bem na cabeceira do poço, resolvi iscar uma pacu-peva de tamanho razoável, e voltamos para o acampamento para olhar as linhas só de madrugada, as duas horas da manha,acordei o Fernandinho e fomos olhas os anzóis, tiramos 4 pintados de bom tamanho e um jaú que pesou uns 20 kg, e quando cheguei na armadilha do poço , encontrei o anzol totalmente reto, e percebi que se tratava de algum peixe maior que avia escapado, chegando no acampamento fui contar o acontecido ao Juca e mostrar o anzol aberto para ele, que de prontamente indagou “ é o jaú de cabelo que fez isto” então eu respondi que não existia isso de jaú de cabelo e notando que o pescador estava ficando nervoso com meu questionamento resolvi ficar quieto e deixar o assunto para depois. Ao amanhecer fomos mais uma vez olhar as linhas e tiramos mais um pintado, e na linha que tinha endireitado o anzol tinha acontecido de novo, só que dessa vez a  vara com o anzol de galho que eu avia colocado La não estava mais, algum peixe tinha arrancado ela do lugar e escapado mais uma vez, e lógico que comecei a ficar perturbado, mas no fundo sabia que se tratava de uma coincidência. E quando falei para o Juca, ai ele caiu de pau em cima de mim, dizendo que se tratava do Jau de cabelo e que eu tomasse cuidado , e então me contou muitos fatos de ataques do tal peixe a pessoas , inclusive narrou com detalhes quando um amigo dele se deparou com o jaú de cabelo, quando estava mergulhando para desenroscar um pacu  preso na armadilha e foi atacado , ele tentou ajudar o parceiro mas não conseguiu , viu o amigo se afogar e não pode fazer nada.
Não sei explicar como, mas o Juca naquele dia ficou inquieto, e de uma hora para outra decidiu ir embora para cidade, me pediu desculpas ,e disse que tinha compromissos a fazer, vi nos olhos dele e nas atitudes que estava com medo , ficamos então só eu e o Fernandinho e ainda tínhamos mais 4 dias de pesca pela frente, na segunda noite preparei para a armadilha do poço uma vara bem grossa de uma madeira chamada de cachoá, que é praticamente inquebrável quando esta verde e amarrei com uma cordinha de ceda de 3mm e um anzol de 14/0, sabia que era um exagero, mas já estava questionando se era coincidência mesmo, e a noite isquei um enorme curimatã, que pesava uns dois kg, os dias passaram e aquela isca continuou La viva esperando uma bocada de um bom peixe. E no fundo , fiquei mesmo querendo pegar o tal Jaú de cabelo, mesmo sabendo que aquilo era folclore puro, no penúltimo dia de pescaria na olhada de manha, vi que a vara do poço do acurí estava com um peixe  pego, e em se tratando das puxadas que vi, sabia que era um peixe grande, mesmo sabendo do impossível torci muito para que fosse o tal Jaú, e que eu conseguisse vencê-lo para mostrar ao Juca e demais pescadores supersticiosos. Depois de uma boa briga venci a luta com um Jaú de 60 kg,que apesar de ser um grande peixe fiquei decepcionado pois procurei cabelos por toda parte do peixe e não encontrei, como já estava com muitos pintados pegos tirei algumas fotos do jauzão e o soltei de volta, para que talvez algum dia eu o capture bem maior e talvez com os cabelos. O poço do acurí é famoso na região por ter grandes Jaús, já vi alguns pegos na região que pesaram mais de 100 kg, mas ainda nenhum com cabelo.
Reza a lenda pantaneira que existe um Jaú que de tão velho e grande tem cabelos debaixo dos ferrões e em muitas partes do corpo e que ataca e mata pessoas que nadam perto dos poços onde mora, muitas mortes por afogamento são atribuídas ao Jaú de cabelo, principalmente as vitimas que não são encontradas.
PAI DO MATO.

Sem duvida nenhuma  dentre todos os  causos mais inusitados e emocionantes que já ouvi este do pai do mato sem duvida foi o melhor.Conto que jamais saiu da minha memória e ainda me faz viajar no pensamento entre mito e realidade.

Essa lenda abita a imaginação de pescadores, sertanejos e caboclos , por varias regiões do Brasil, e em cada uma delas, ela é contada de maneira diferente.Uns dizem que trata-se de um animal muito parecido com um homem, mas com grande estatura e corpo coberto de pelos grossos e escuros , outros relatam o biótipo  de um animal baixinho com pés de cabrito e corpo de macaco e rosto de homem, há quem diz que já o viu , o relatando como uma criatura estranha e esquiva , que aparece montado em um porco selvagem,e  some sem deixar vestígios.

Dizem os mais velhos , que esta criatura mitológica , não faz mal algum as pessoas, mas sempre vem aos acampamentos para atentar os pescadores e caçadores que cometem excessos,  faz barulho nas moitas e joga pedras no mato e na água para espantar os peixes e animais, outros relatam que ele bate nos cães de caça com uma vara de cipó, para proteger o animal perseguido,nas regiões nordestinas dizem que é possível matá-lo, mas o tiro tem que ser no seu único ponto fraco que é o umbigo e que o atirador tem que ser muito bom e rápido no gatilho, porque ele esta sempre em movimento e nunca mostra seu ponto fraco .

No pantanal existe esta lenda e até mesmo meu pai já avia relatado a mim algumas historias referente ao pai do mato, mas foi na fazenda Santa Barbara , em uma passagem minha por La, que seu Zé Pedro , “ peão antigo de pele escura e bem esfolada pelo tempo e lidas,homem de estatura media com tronco e braços avantajados e uma cicatriz enorme no lado esquerdo da face, feita por um touro marruá a uns 20 anos atrás” me contou uma historia de seu pai “ o falecido Zé Bento”.

Fomos para a fazenda Santa Barbara para pegar uns porcos monteiros a laço e trazer para amansar e engordar para o abate, fazenda a uns 220 km de Cáceres! Fizemos o percurso por horas , e por uma estrada pantaneira cheia de obstáculos , hora cheia de areões, hora com grandes poças d’águas, sem contar as dezenas de porteiras a serem abertas durante o percurso, mas fizemos com prazer, pois o espírito aventureiro sempre fala mais alto, quando se trata, de paisagens pantaneiras e as horas sempre voam nestes lugares

Estávamos no mês de julho e em uma noite de lua clara se não me engano, era lua  cheia, depois de um dia cansativo com 6 porcas e dois machos novos capturados, eu e mais dois amigos , fomos convidados pelos peões da fazenda a participar de um churrasco pantaneiro feito no pátio da casa velha.

Como de costume a carne é assada em uma fogueira e espetada com espetos feitos de estacas cortadas na hora, somente temperada ao sal grosso e em volta da fogueira todos se reúnem em um circulo sentados em banquinhos ou no chão de grama , para falar sobre o dia de lida e contar os causos e aventuras de cada um, o que não falta nestes encontros é o famoso tereré “ erva tomada com água em uma guampa feita de chifre, uma espécie de chimarrão pantaneiro, só que ao invés de usar água quente eles tomam com água natural mesmo, nas cidades pantaneiras é costume colocar água gelada”.

Durante estes dias que passei por La, me identifiquei muito com uns dos vaqueiros, que foi o primeiro a nos receber na chegada, logo quando o vi percebi em sua cintura em um coldre de couro bem velho e surrado, o cabo de um revolver antigo que parecia ser de madre perola, ou coisa parecida e a ponta do cano vazando com sobra na parte de baixo do coldre, na hora fiquei quieto mas me interessei muito em saber de que arma se tratava, e depois de fazer amizade com o vaqueiro e saber que seu nome era Zé Pedro , foi que pedi informações sobre aquele revorvão, antigo e bonito que dele não despregava por nada. Então ele me disse um pouco sobre a arma e que na roda de churrasco me contaria a historia do revolver.

E foi de noite na beira da fogueira depois de umas guampadas de tereré , que o Zé sentou do meu lado, sacou a arma do coldre, apertou um sub-gatilho , que destravou o cano fazendo com que a arma se abrisse com se fosse a culatra de uma espingarda, deixando o tambor exposto, virou a arma para baixo deixando cair na mão 6 enormes balas, passou para minhas mão e me pediu para olhar, naquele momento fiquei maravilhado com o que vi, e ao ler a descrições da arma, vi que se tratava de um Smith e wesson  44, muito antigo, mas em bom estado de conservação, e todos os vaqueiros dali chamavam a arma de chimitão.

E então me contou que se tratava da arma de seu pai, um pracinha brasileiro que lutou na segunda guerra,e trouxe a arma da Europa , que depois de se aposentar , comprou umas terrinhas no pantanal e para La se mudou , e firmou residência até sua morte,se transformou em um peão e ficou muito conhecido na região por ser valente nas caçadas de onça e queixadas e também nas lidas com o gado. Seu nome era José Bento, mas todos o conheciam como Zé Bento, homem destemido e bom no gatilho que perseguia e matava onças com apenas o revolver,disse que ele dormia e acordava sem tirar aquele canhão da cintura, homem   que veio do sul do pais, respeitado por cumprir seus compromissos ao pé da letra e ser um ótimo patrão para os peões da fazenda .

Disse também que não avia no pantanal animal que não tombasse instantaneamente com um tiro do chimitão, desde que a bala pegasse da paleta para frente, e é claro que eu acreditei, depois de ver o tamanho daquelas balas.

Zé Bento, matou de tudo quanto foi bicho naquela época , até um búfalo macho padeceu sob o cuspir de fogo do chimitão 44, mas era nas caçadas de onças que ele se mostrava  valente,uma vez,matou uma onça acuada no chão em uma moita de gravatá fechada de cipós por cima, teve que abrir caminho com o facão engatinhando entre os cipós até chegar perto, e quando percebeu estava a uns 5 metros da bicha,quando ela o viu, abandonou os cachorros e partiu para cima dele, que mesmo de baixo de muitos cipós conseguiu sacar a arma e dar 4 tiros na onça , fazendo com que ela caísse por cima dele. Outra foi a que o Tonhão atirou pelas costelas com a carabina 38, e ao cair viva pegou com as unhas o melhor cão mestre, chamado de leão, e Zé Bento acudiu o cachorro com um facão,para não gastar as difíceis de conseguir balas de 44, pegou em uma das pernas do cachorro e o puxou e com a outra mão  lanhou a cara da onça de facão até ela cair morta.

SMITH & WESSON  44 modelo russiam

Aquelas historias estavam me deixando maravilhado, quando ele começou a contar o único fato que deixou o seu pai realmente com medo daquelas matas pantaneiras, foi em um dia santo,dia de nossa senhora, quando um vaqueiro da fazenda vizinha veio avisar o Zé que uma onça tinha matado e comido na noite anterior uma novilha e se dava para ele ir matá-la.
 De prontamente ele aceitou o chamado,foi logo apanhar as tralhas e escolher as balas “insprusivas” como os pantaneiros se referem a munições expansivas ,porque essas é que faz um buracão no bicho. Já logo na saída quando estava atrelando os cães mestres foi que sua mulher o advertiu sobre o dia santo, que não era bom sair para caçar naquele dia, mas como um bom veterano de guerra que já viu de tudo e incrédulo com superstições ele nem deu ouvido a esposa , arreou o cavalo pantaneiro baio, e partiu com a cachorrada em direção do lugar onde a onça matou a novilha, já na chegada,em um capão de mato em meio a um descampado o cão mestre deu rastro da bicha e em pouco tempo a cachorrada levantou  corrida ,por varias vezes a onça deu acuação mas sempre que Zé chegava perto ela saia em disparada, em uma das saídas ele chegou a ver de relance a bicha e com toda experiência que tinha soube que se tratava de um macharrão pelo tamanho .Depois de algum tempo de corrida e o aperto dos cães a danada acuou no chão mesmo na beirada de igarapé, lugar muito sujo de mato baixo e fechado, cheio de cipós e gravata
  Ao chegar na acuação , Zé viu uma grande onça no meio de uma moita fechada e os cães naquele rebuliço , volta e meia, um ou outro cachorro dava uns ganidos de quem tomou uma unhada ou uma mordida, então ele foi logo apiando do cavalo, e chegando bem perto para o tiro fatal, quando percebeu vultos escuros passando por todo lado e a cada passada um cão gania de dor, apresou-se em abrir caminho e quando teve a oportunidade, sacou o revolver e fez pontaria, já na certeza do tombo, e puxou o dedo, com o estalo do tiro ele escutou o ganido de uns dos cães e viu que estava morto,pensou que avia acertado seu próprio cachorro, então chegou mais perto ainda da onça e atirou novamente, e nada da bicha cair e nem se mover com o impacto da bala, se aproximou mais e dessa vez teve a certeza que era impossível errar, e deu mais 4 tiros seguidos , até as balas acabarem , e quando olhou de novo viu a onça saindo a passos lentos rosnando, e todos os seus 4 cães mortos dilacerados por unhas e dentes, até o leão que era o mestre mais experiente da matilha e nunca chegava para morder uma onça na acuação estava morto,então carregou mais uma vez o revolver e foi em direção para onde a onça foi, sabia que não tinha errado os tiros e procurou por marcas de sangue no chão e nas folhas mas não viu nada, ao voltar para onde estava o cavalo, viu novamente os vultos negros passando pelas folhas a sua frente, e perguntou por varias vezes quem era, sem ter resposta. Então ameaçou de atirar se ninguém aparecesse, andou mais um pouco a frente e viu um grande animal escuro, parado e olhando para ele, era peludo com orelhas pontudas, e olhos grandes e batia com as patas no chão como se o tivesse ameaçando. Já atordoado pelo acontecido com a onça, Zé Bento sacou o chimitão 44 e deu 6 tiros seguidos no animal, que caiu abatido instantaneamente , meio que com medo e receio do que era,foi chegando bem de vagar perto do animal, e ficou chocado com o que viu, ele avia acabado de matar seu próprio cavalo, um dos melhores e mais queridos da fazenda .
Saiu correndo em direção a sua sede , chegou em casa em estado de choque, todo sujo e lanhado dos pés a cabeça por espinhos, com o revolver na mão, e sem dizer uma só palavra, entrou em seu quarto e por La ficou o resto do dia, e só depois de muito tempo foi que resolveu contar o acontecido para a esposa e os filhos.
PORCO MONTEIRO.

PEÃO PANTANEIRO.

CATEDRAL DE CÁCERES-MT
Depois disso , Zé Bento ficou quase dois anos sem caçar e aos poucos , retomou a coragem dos tempos antigos,ainda matou umas 15 a 17 onças até  morrer no inicio dos anos 70,tombado por uma tuberculose, mas sua vida ficou marcada com respeito e orgulho por parte da família e amigos que o conheceram e contam suas aventuras pelo pantanal a fora.
A maioria dos peões daquela fazenda são enfáticos em dizer que foi o Pai do mato que causou toda aquela confusão mental na cabeça do Zé bento durante aquela caçada, e quase todos eles nunca caçam e nem pescam em dia santo.
Então Zé Pedro ao terminar de falar do Pai com os olhos cheio de orgulho, se levantou devagar , tirou da cintura uma enorme faca coqueiro que estava na bainha junto com uma chaíra andou de vagar até um grande espeto de costela que já esta bem ao ponto, cortou um pedaço e comeu , cortou mais uma tira de carne veio em minha direção e me serviu , e me perguntou , luizin, (na verdade todos me chamam de luizinho, e foi  deste sotaque que alguns ficaram me chamando de  luizin) você ta com sua lanterna ai? Eu disse não ando sem ela de noite ZÉ nesta grama que pode ter jararacas , então me convidou a se retirar da turma por um momento para me mostrar algo.
Fomos em direção ao fundo da casa grande , depois de uns 200 metros chegamos  na beirada de uma matinha mais alta e La esta um monte de terra bem cuidado envolto por gramas com uma cruz de aroeira já muito velha e restos de velas , e me disse aqui esta enterrado meu pai Zé bento luizin . Naquele momento minhas pernas ficaram bambas, abaixei a cabeça e benzi o corpo em sinal de respeito e ainda meio comovido com o que tinha ouvido sobre aquele homem enterrado ali.
Fiquei fascinado em ver como os pantaneiros  levam esta superstição ao pé da letra.
O vaqueiro Zé Pedro se tornou um grande amigo e por varias vezes voltei a fazenda santa Barbara para pegar porcos, ele é vivo e agora trabalha em outra fazenda bem perto aqui de Cáceres, dias atrás veio na minha loja para comprar um óculos de grau , esta cego do olho direito acometido por um glaucoma e com a vista esquerda precisando de grau, depois de bater um bom papo fiz seu óculos que corrigiu muito bem seu problema visual, e se alguém duvida desta historia o Zé Pedro  ta por ai é só vir aqui que o apresento para que conte sobre seu pai Zé bento.

Nas fazendas e ranchos pantaneiros é muito comum ouvirmos historias de acontecimentos lendários, sempre há alguém que tenha um causo supersticioso para contar. A influencia indígena e africana contribuiu muito para disseminação de muitos eventos místicos, sempre envolvendo a natureza.
 Todos que trabalham nas antigas fazendas de escravos têm um evento a ser narrado, vozes que vem das antigas senzalas, barulho da chicoteadas e gritos dos negros que apanhavam, ruído de panelas caindo no chão, vozes de índios nas florestas, cavalos que amanhecem com as crinas trançadas.
Todo este misticismo contribui para a riqueza popular da região e faz com que nosso imaginário viaje por alguns momentos em um mundo de ilusão, onde o impossível se torna possível, onde as crenças se tornam realidade na cabeça dos que contam e dos que  ouvem estes maravilhosos causos.
 O que para nós é mito, para eles é crença! O que nós, foge a razão, neles provoca medo e respeito.
Assim, “cria-se vida”, o Pai do mato, Pé de garrafa, Negrinho d’água, Minhocão, Jaú de cabelos, Saci perere, Mula sem cabeça, Boitatá, dentre muitos outros.
O pantanal é assim!Rico de todas as formas.

sábado, 7 de abril de 2012

PINTADO –SURUBIM

(Pseudoplatystoma corruscans)

O pintado é um dos maiores peixes do Pantanal. Quando atinge entre 70 e 80 cm é considerado adulto,ocorre sobretudo no leito principal dos rios e corixos, embora possa ser encontrado em lagoas e áreas inundadas na época das cheias e realiza longas migrações rio acima na época da seca, acompanhando os cardumes de curimbatás (seu principal alimento nessa época), para desovar nas cabeceiras entre dezembro e fevereiro.

Muitos pescadores se enganam em achar que o pintado e o surubim são peixes de subespécie diferente, na verdade tratasse do mesmo peixe, outros o confundem com o cachara que apesar de ser bem parecidos tem diferenças bem distintas nas manchas da pele .

O pintado é um peixe da família dos bagres e tem característica bem peculiar, com a cabeça longa e achatada que ocupa praticamente um terço do tamanho do corpo , tem a coloração que vai do cinza escuro até uma parte bem esbranquiçada em toda extensão do abdômen, com pintas bem definidas em forma de bolinhas negras por todo o corpo.
Em se tratando de água doce é considerado um peixe de grande porte, podendo chegar nas bacias do são Francisco até 90 kg, já na bacia do prata e pantanal chega a pesar 50 kg, pode ter   hábitos diurnos mas é mais ativo durante a noite, extremamente carnívoro se alimenta basicamente de qualquer  peixe pequeno dando preferência aos piaus, curimatãs ,túviras e traíras.
Durante o dia repousa em poços e lugares mais profundos, e a noite  fica ativo a procura de alimento, costuma ficar também em águas correntosas em regiões de pedreiras e freqüenta lugares onde a cardumes de peixes pequenos.
O pintado possui a boca grande , os dentes são tão pequenos que formam uma espécie de lixa bem  grosa que lhe proporciona segurar com firmeza suas presas para posteriormente engoli-las inteiras ,por ser um peixe da família dos bagres, ataca suas presas com uma espécie de sucção onde ao localizar um peixe pequeno ele cria um vácuo sugando-o para dentro da boca, usa grandes barbilhões que possuem sensores sensíveis ao toque que funciona como uma segunda e poderosa visão, o que lhe proporciona encontrar alimentos mesmo nas águas mais profundas e sujas.
A carne do pintado é muito saborosa , praticamente sem espinhas , a sua estrutura corporal é de aproximadamente 60% de carne pura , carne esta que rende pratos excepcionais, como o famoso filé de pintado ou as moquecas, sem contar os ensopados das cabeças que muitos o tem aqui no pantanal como afrodisíaco. Este é um dos motivos que o torna um dos peixes mais procurados pelos pescadores e por restaurantes , fazendo com que seja muito valorizado comercialmente, ocasionando  a pesca ilegal e indiscriminada quem vem dizimando esta espécie em vários rios do Brasil, mesmo no pantanal e suas cidades como aqui em Cáceres  o kg do pintado chega a custar de 10 a 20 reais dependendo da época e volume de capturas.
Nos últimos anos o pintado tem sido tão pescado e abatido nos rios pantaneiros, que a população esta diminuindo significativamente , tornando extremamente rara as capturas de grandes exemplares .
Este peixe é um atrativo a parte para pesca esportiva, cada 10 entre 10 pescadores que vêem ao pantanal , querem fisgar um grande pintado, sendo muito comuns capturas na faixa de 8 a 10 kg, e com um pouco mais de sorte alguns são presenteados com exemplares  com mais de 35 kg  e mais de um metro e meio de tamanho, já vi exemplar de 54 kg capturado aqui no pantanal, mas são casos extremamente raros, sendo o maior que já peguei aqui em Cáceres com 45 kg e um 1,40 metros de comprimento.
As formas mais eficazes para capturar os pintados, depende muito das épocas em que se vai pescar, um fator determinante que rege o sucesso das pescarias no rio Paraguai depende do nível das águas, sendo mais fácil de pegar os grandes em época de vazante onde se encontram grandes concentrações de pequenos peixes  que retornam ao rio depois do período de cheia, outros bons pontos são as corredeiras de pedras onde pintados e dourados dividem espaços e alimentos, no período de seca as chances de pegar um grande pintado se volta para os poços profundos que por  o rio estar baixo os grandes peixes tendem a procurar águas mais profundas.
Nas vazantes se usa o modalidade de rodada, onde se arremessa a isca nas margens onde estão acontecendo as investidas em peixes menores e deixar a isca passar perto dos pintados que dificilmente deixarão passar uma bela isca a sua frente, é talvez a maneira mais prazerosa de pescar pintados.
Na seca pode-se rodar em cima dos poços, mas o mais indicado é  apoitar o barco e jogar a isca com um chumbo pesado para mante-la dentro do poço e esperar o ataque, conhecida como pesca de espera, esta modalidade também é comum para a pesca do jau, peixe este que iremos falar em outro texto .
Muitos pescadores insistem em usar linhas muito finas para pesca de pintados, ato que mais tarde sempre acaba em decepção, por eventuais arrebentamentos, uma linha de boa qualidade e que agüenta bem são as de multi-filamento, mas pouco indicadas por mim para pesca no rio Paraguai , pelo fato de ser um rio com muitos troncos e galhadas no fundo ocasionando muitas enroscadas e esta linha é extremamente difícil de se romper trazendo muita perca de tempo sem contar com o perigo de manuseá-la para retirar do enrosco.
Molinetes e Carretilhas são as melhores opções com varas de 30 a 60 lb em media de 1,60 a 1,80 metros.
Para pesca de rodada o ideal é usar linhas de nylon de 0,50 a 0,60 mm isso para o rio Paraguai na região de Cáceres, linha esta que com um pouco de habilidade é possível tirar pintado de qualquer tamanho , os anzóis  variam entre 6 e 8 /0, com um distorcedor e cabo de aço flexível de 20 cm para deixar que a isca viva consiga fazer movimentos mais perto do natural possível.
Para pesca  apoidata( barco preso por uma espécie de âncora) os equipamentos podem ser os mesmos de rodada só que com um chumbo para manter a isca presa ao fundo .
A pesca de corrico com iscas artificiais de profundidade é bem eficaz em algumas regiões, principalmente na argentina, nesta modalidade o peixe sempre é fisgado por partes do corpo pela garatéia da isca artificial,dizem por La que o pintado bate na isca com o rabo para mata-la e depois comer, esta informação no meu ponto de vista é totalmente incorreta e falsa, levando em consideração que o pintado é um peixe predador e por ser um bagre, usa os barbilhões para detectar a presa e a abocanha  por sucção e da total preferência as iscas bem vivas que estão em pleno movimento. Na verdade o que ocorre é que quando se currica com iscas artificiais de fundo, a isca vem varrendo o fundo do rio e como os guias já conhecem os poços onde estão os pintados passam sempre por cima do local com as iscas que atingem facilmente o corpo dos pintados os fisgando por qualquer parte do corpo e assim usam este pretexto para dizer que o pintado de alguma forma atacou a isca, pratica antiesportiva que prende o peixe sem que ele esteja comendo de verdade, fica ai a resalva para que pescadores não sejam enganados por guias de pesca que inventam de tudo para pegar peixes só para dizer que o local é fácil de pegar os grandes pintados, lembre-se  sempre ! Fisgar um grande pintado pela boca “ na raça” nunca será tarefa fácil em rio nenhum do mundo.

O pintado é um peixe extremamente forte e geralmente usa seu peso e tamanho para se manter no fundo. Quando fisgado,certamente irá procurar por galhadas no fundo para se livrar do anzol, por tanto é essencial que o piloteiro procure manter o barco em águas mais rasas durante uma briga, um peixe de médio a grande porte pode retirar mais de 30 metros de linha em uma só arrancada e acompanhá-lo com o motor sempre o forçando a vir para o raso aumentará significativamente as chances do embarque .
Ao embarcar um grande pintado , o pescador deve ter cuidado redobrado, a melhor e mais eficiente forma de embarcar um pintado é sempre deixa-lo bem cansado , quando estiver entregue a briga, pegar pelo rabo com uma das mão e na cabeça passar a outra mão por debaixo do queijo apoiando o corpo do peixe como se fosse abraça-lo, isso evita que a coluna dele seja danificada, tomar muito cuidado com os esporões , pois os mesmos  são muito afiados e possuem uma toxina extremamente dolorida, alem se possuírem um serrilhado que não permitem a sua retirada com facilidade da pele, a boca do pintado praticamente não é perigosa podendo apenas causar pequenas escoriações na pele pelos minúsculos dentes em forma de lixa, fato que qualquer luva dará total segurança.
Ao efetuar a soltura, colocar levemente o peixe de volta na água com cuidado, e deixar ele por uns minutos antes de liberar totalmente para que se recomponha  e tenha boas chances de sobreviver.
Os grandes pintados estão desaparecendo dos nossos rios, e cabe a nós a proteger este inconfundível Titã , forte e valente e ao mesmo tempo tão vulnerável ao consumo excessivo e falta de consciência por parte de muitas pessoas, digo sempre que uma bela fotografia vale mais que uma lembrança morta de um peixe que lutou tanto para chegar aos seus 20, 30 ou mais kg.
Então fica a dica ai pessoal, proteger para ter amanha.
Todo bom pescador tem consciência dos limites dos peixes e respeita as medidas e quantidades máximas para captura e bate, o ideal é que nunca se mate mais que apenas só o exemplar que for comer, fazendo isso teremos peixes em abundancia por muito tempo.

Luiz Emerson de Sousa.

segunda-feira, 26 de março de 2012

PESCARIA, TURMA DA OTORIDADE.

IVAM,EU,MARCELO E MAICON.

A mais ou menos um ano atrás , um amigo que conheci na internet em uma comunidade de um site de relacionamento, me procurou com a intenção de vir a Cáceres, conhecer o rio Paraguai e fazer uma pescaria, como em 2011 eu ainda estava com muitos compromissos de trabalho, e de certa forma a agenda bem apertada, me dividindo entre a minha recém aberta pequena empresa e as pescarias já agendadas eu não consegui marcar uma data para ele vir neste mesmo ano.

Marquei então para ele vir no mês de março de 2012, que seria uma boa época para pescar aqui no pantanal, lógico que dependendo das chuvas , que iriam determinar o nível das águas , exercendo  grande influencia na pescaria.

E foi assim que mantivemos contatos nos meses seguintes até chegar o dia de ele vir.
Então o Maicom me avisou que viria ele e mais seu irmão Marcelo e o amigo Ivan, sendo assim marcamos a pescaria para o dia 9 de março,e depois de tudo combinado, foi só aguardar a data e esperar a turma chegar, preveni o Maicon que minha casa era pequena e simples, mas que estava aberta para receber os amigos.
O Maicon e os parceiros pegaram um voo de Porto Alegre-RS até Cúiaba-MT de onde locaram um carro e se deslocaram até Cáceres e com a ajuda de um GPS não tiveram problemas em encontrar minha casa.
Sempre que marco pescarias com pessoas que não conheço pessoalmente, fico meio apreensivo esperando o que virá, mas como a grande maioria dos pescadores sempre são pessoas humildes que gostam da simplicidade,e com esta turma não foi diferente, já na primeira impressão senti um grande alivio em perceber que se tratava de gente extremamente humildes com uma vontade enorme de conhecer o pantanal e pegar uns peixes.
Depois das devidas apresentações, ganhei dois belos presentes desta turma, uma faca de aço cirúrgico feita artesanalmente e um lindo boné da marca cabelas.
Então os covidei para dar um passeio na praça da cidade, e apreciarmos uns petiscos no cais da praça barão , e foi ali que começou os bate-papos de pescarias,e como todo encontro de pescadores o que não faltou foi causo de pescador e assim passei a eles todo o roteiro que iríamos fazer, e tinha planejado uma pescaria de três dias, mas eles me avisaram que só poderiam ficar por dois, então mudamos um pouco o cronograma, eu já avia alugado um barco maior com motor 40 hp, pois o meu barco é para apenas três pessoas e como navegaríamos por pontos mais longos, decidimos pegar esta embarcação maior e mais rápida, para aproveitar o Maximo de tempo possível.
Depois de uma ótima primeira impressão, e de degustarmos uma boa refeição voltamos para minha casa, para o pessoal descansar da viagem, como o Ivan é um policial e mais experiente que nós,o denominamos então como o senhor “OTORIDADE”, ajeitei o quarto de minha filha para que ele se acomodasse, “um quartinho todo rosinha e meigo” o que não era a cara dele, mas é o que eu podia oferecer e com certeza o otoridade não se importou com isto, o Maicon e Marcelo ficaram dormindo na sala, é lógico que eu queria oferecer melhores acomodações para os amigos, mas quem sabe na próxima eu já tenha um belo quarto de hospedes para  melhor acomodar meus parceiros de pesca.
Saímos no dia seguinte bem cedo, mas perdemos um pouco de tempo pelo fato de termos que comprar o combustível do motor e as iscas vivas para pescaria de dourado e pintado, mas apesar do pequeno atraso tudo acorreu bem e antes das 7 horas da manha já estávamos navegando rio abaixo em direção aos pontos de pesca que eu conheço e estava mais ao nosso alcance naquela ocasião.
Depois de 40 minutos de navegação chegamos a uma barranqueira de águas fortes conhecida como barranqueira do touro, onde eu sempre fiz boas pescarias,o tipo de pescaria para aquele local é chamado de pesca de arremesso, onde o pescador lança a isca viva (tuvirinhas e pequenos peixes) ou artificial, bem na beirinha do barranco onde ficam os lambaris que são constantemente atacados pelos dourados e pintados, nos primeiros momentos das pescaria não tivemos muito sucesso pelo fato dos pescadores ainda estarem se adaptando aquela modalidade e ainda ajustando os arremessos, mas logo que as iscas começaram a cair nos locais certos não demorou para fisgarmos os primeiros pintados, o Maicon sempre trabalhando as artificiais e o Marcelo e o Ivan nas iscas vivas, pegamos 5 exemplares de pintado, todos de pequenos e médios portes. O Maicon teve alguns ataques na artificial mas não teve sorte de segurar nenhum dourado.
Descemos o rio mais meia hora e chegamos na região da pousada que presto serviços (WWW.recantododourado.com.br) onde levei a turma para conhecer meu primo irmão Monark , administrador da mesma, e também para apresenta-los a Catiuce, o simpático cozinheiro do hotel que se maravilhou com o Maicon. Decidimos que iríamos apreciar um almoço pantaneiro para depois voltarmos a difícil vida de pescadores.
Depois do almoçamos decidimos direcionar a pescaria para os pacus, mas como o rio estava muito instável, dias com águas limpas e dias coma águas mais sujas , os pacus não estavam atacando bem as iscas, mas com um pouco de insistência, conseguimos capturar uns bons exemplares  na pesca de rodada, e decidimos levar um belo pacu para jantarmos na minha casa logo mais a noite. Descemos o rio um pouco mais até uma barranqueira conhecida por nome de Simão Nunes, mas não pegamos nada por ali, ao cair da tarde adentrei em uma Bahia que tem o nome de toma-vara, onde fizemos a pesca de pacu, atracados nas moitas de aguapés arremessando iscas de minhoca, ai a pesca melhorou um pouco, o Ivan estava se divertindo pegando as piranhas, quando o Marcelo fisgou um belo pacu que lhe proporcionou uma boa briga.
Com o cair da tarde , partimos rio acima em direção a Cáceres novamente com a intenção de paramos na barranqueira do touro, onde aviamos pescado de manha, chegamos já bem de tardezinha, e nos primeiros arremessos conseguimos pegar mais alguns pintados, todos pequenos, mas que proporcionaram boa diversão, e assim terminamos o dia e a turma pode apreciar o por do sol pantaneiro navegando nas águas do rio Paraguai.
Chegando na cidade, fomos direto ao mercado para comprar os mantimentos, iscas e combustível para deixar pronto para o dia seguinte e não perdermos tempo, e depois voltamos para casa para eu preparar o pacu a pantaneiro, que eu avia prometido fazer com o peixe que o Marcelo avia capturado, depois de pronto degustamos o peixe fresco pego do dia, depois de mais umas boas prosas fomos dormir para o próximo dia que prometia ser bom, combinamos de não levar nada para comer, apenas levaríamos tempero, bebidas e carvão, e o almoço dependeria de pegarmos peixes para assar.
Partimos bem cedo no dia seguinte, como tudo já estava pronto bastou colocarmos as tralhas no barco e partir rio abaixo novamente, como a turma já estava bem adaptada com o tipo de pescaria, ao chegarmos na barranqueira do touro o Maicon já no primeiro arremeço com uma isca artificial de meia água, fisgou um bom peixe, que não pulou, fazendo pensar que não se tratava de um dourado, e para nossa grande surpresa, ele capturou um belo pintado, mas por incrível que pareça foi fisgado pelo rabo, este que foi o primeiro peixe do dia e que seguramos para  para o almoço  e todos nós fisgamos pintados por varias vezes, até que em um arremesso  bateu um dourado para o Ivan, que trabalhou com maestria até conseguirmos embarcar o belo espécime .
Descemos mais o rio até uma pequena parte seca, e ali assamos  o pintado que o Maicon avia pego mais cedo na artificial, paramos por ali por mais ou menos uma hora e meia, e enquanto o carvão assava o peixe, mais prosa boa e historia de pescador foi o que não faltou, até que anunciei que o peixe estava pronto, abrimos mais umas cervejas e começamos a degustar aquele maravilhoso peixe (pintado na brasa) e melhor, fresquinho da hora.
Depois deste descanso e bem alimentados partimos para mais uma etapa de pesca, só que desta vez o sol de Matogrosso pegou pesado com a turma, fazendo com que eu e Ivan caíssemos nas águas do rio Paraguai para nos refrescarmos , então fomos fazer uns arremessos de iscas artificiais nas entradas de água que entram no mato, e não demorou para o Marcelo fisgar um belo dourado que no segundo salto conseguiu se livrar das garatéias, logo em seguida  bateu mais um, mas este nem chegou a ser fisgado.
Fomos então rodar os pacus mais uma vês, e bem em lugar de águas fortes a uns 15 metros da margem quando menos esperamos , o Maicon o Ivan e o Marcelo , todos fisgaram cada um , um pacu ao mesmo tempo , um verdadeiro “trible” e foi aquela farra, 3 pacus de uma vez só não é muito comum de se acontecer, e para não virar historia de pescador foi tudo devidamente filmado e registrado este episódio.
Antes de o dia acabar parei o barco em uma Bahia chamada de roda-barbudo, onde a noite se achegou em meios a varias fisgadas de barbados, eram tantos que as iscas mal afundavam e eles já puxavam e foi ali também que pegamos os inconfundíveis ARMAUS, um peixe estranho com uma serra em toda a extensão lateral do corpo, muito feio por sinal, que acredito eu ser pres-tórico e são uns oportunistas enxeridos ladrões de isca.
Como tudo que é bom dura pouco, a noite caiu e infelizmente precisamos voltar para casa, para finalizar aquele pescaria, já com um aperto no coração em saber que os meus mais novos amigos já teriam que ir embora.
Encerramos a pescaria já de noite, com um bom balanço, não pegamos muitos peixes, e nem aquele grande dourado que o Maicon queria, mas deu para esta turma ter uma boa ideia do que é o rio Paraguai, para finalizar por completo a pescaria fomos mais uma vez a praça do cais para beber umas cervejas, contar mais causos e apreciar mais um pouco a beleza simples da cidade de Cáceres.
Durante estes dois dias pude conhecer um pouco destes pescadores do sul do pais ,que com muita alegria e simplicidade, e uma coragem e disposição enorme para voar mais de 2.000 km e rodar mais 200 para me conhecer e pescar comigo.
 Tive o imenso prazer de conduzir esta pescaria para estes que agora chamo de amigos do peito e parceiros, estes pescadores que entendem que em um mundo onde a maioria dos homens parece passar a vida fazendo coisas que detestam, uma boa pescaria entre amigos é uma fonte inesgotável de prazer e alegria.
E foi na simplicidade de uma pescaria que encontrei novos amigos que jamais pretendo esquecer, já adiantando que no mês de julho agora e janeiro do ano que vem, estaremos juntos de novo para pescar e tomar mais umas pingas nas margens deste lindo e inconfundível  rio que é o Paraguai .
Deixo aqui meu agradecimento, ao Maicon , Marcelo e Ivan , a verdadeira turma da OTORIDADE.